terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Gestão por Objetivos (GPO)

É um processo de entendimento dos objetivos de uma organização de maneira que a administração e os colaboradores estabeleçam metas e ações para que esses objetivos sejam atingidos.

Através de um modelo de gestão solido baseado em boas práticas de mercado, a operacionalidade e monitoramento da GPO são compostos por um método de avaliação, indicadores de desempenho e um plano de comunicação.

Para que haja uma maior eficiência no cumprimento dos objetivos, é necessário o estabelecimento de Metas que é a maneira pelo qual os resultados esperados serão alcançados de uma forma estruturada, e S.M.A.R.T., ou seja, uma meta precisa ser específica (Specific), mensurável (Mensurable), alcançável (Attainable), relevante (Relevant) e temporal (Time-Based).

Um ponto fundamental na GPO é capacidade de comunicar o desempenho das equipes e do progresso das ações e metas às partes interessadas de maneira sistemática e transparente que permita a identificação de riscos que dificultem o cumprimento dos objetivos.

A liderança positiva da administração proporciona na cultural organizacional um estimulo e um bem-estar, harmonizando e facilitando as mudanças necessárias à operabilidade das ações, de modo a atingir os objetivos organizacionais definidos pelo planejamento estratégico da organização.

Definida de forma a atender as necessidades e executada corretamente, a gestão por objetivos pode permitir que uma organização atue de forma diferenciada promovendo uma habilidade de se adaptar a mudanças do mercado globalizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário